Sony Xperia Go é smartphone duro na queda

Publié le 02/02/2013 à 03:53 par androiddeal

Já estava mais do que na hora de o Brasil receber um concorrente para o Motorola Defy ( leia análise do Defy Mini ), aparelho resistente a quedas, água e quedas. E ele chegou com o Xperia Go (R$ 999), o mais novo telemoveis dual sim smartphone da Sony. Ele chega entrando no mercado dos aparelhos intermediários, com boas configurações e a mesma resistência.
Veja mais análises de smartphones
Será que os consumidores querem esse tipo de aparelho? Com tantos casos de smartphones destruídos em descuidos, é um alívio contarmos com mais modelos "pau para toda obra". Um estudo realizado no Japão pela Mobile Marketing Data Labo destacou como uma das três características mais importantes para os usuários é justamente o fato de o aparelho ser resistente à água. E o aparelho da Sony, vale a pena? Vamos conferir.
Design
Conhecida por designs e projetos arrojados em seus aparelhos, a Sony resolveu atacar com simplicidade no caso do Go. Ele nada mais é do que uma placa retangular, sem arestas definidas, sem materiais diferentes, apenas uma caixinha com tela. E isso, de forma alguma, é uma desvantagem.
O aparelho é muito prático, não dá trabalho no manuseio. Não possui entradas e sulcos por onde possa entrar sujeira, e o plástico na traseira é bem áspero, uma alternativa ao emborrachado para ajudar na pegada, ainda mais em ambientes molhados.
Com apenas 110 gramas, ele passa a sensação de leveza, e seu formato é bom para mantê-lo seguro. A frente traz a tela, saída de som, microfone, sensores e três botões de toque. A traseira acomoda a câmera, flash, saída de som, logotipos e um segundo microfone. Abaixo, apenas o furo para fita de segurança.
Do lado esquerdo, a conexão para os fones; do direito, conexão micro USB e botões de volume. Acima, apenas o botão de energia. Ambas as conexões são protegidas fortemente por tampinhas emborrachadas, que ajudam na vedação. Abrir essas tampas é um suplício.
O modelo que recebemos para testes é preto, mas ele também está disponível em branco. Quando retiramos a tampa traseira, um lindo plástico verde água é revelado, mas ele fica totalmente escondido no design, só aparecendo quando retiramos as tampas das conexões.
Não há acesso à bateria, e abaixo da tampa traseira ficam a entrada para cartões microSD (também protegido por uma tampa de borracha) e a entrada para chip SIM (tamanho normal), que é acomodado em um berço que também é vedado.
Algo que pude notar é que o formato do aparelho, mesmo sendo simples no geral, é muito confortável. Mesmo sendo como uma placa reta, o Go se mostrou ótimo na hora de digitar mensagens no teclado virtual. Na horizontal, onde as teclas ficam maiores, segurá-lo na mão é perfeito para a escrita, que sai com poucos erros e firme. Seu formato pequeno permite uma boa pegada, até mesmo para jogos.
À prova de desastres
O grande diferencial do Xperia Go é sua resistência a água, poeira e quedas, assim como vemos na linha Defy, da Motorola.
Sua tela é resistente a arranhões e, em alguns casos, é possível seu manuseio mesmo com a superfície molhada. Falando em água, o aparelho aguenta não apenas splashes acidentais de líquidos (há um teste que mostra o aparelho no meio do sorvete), mas também mergulhos de até um metro de profundidade, durante 30 minutos.
O fato de ser protegido contra poeira significa que o Xperia Go não possui depósitos prejudiciais de sujeira, e portanto você pode jogar farinha nele, pegá-lo com a mão cheia de açúcar ou até deixá-lo cair na areia, ele estará a salvo. Ele também possui carcaça que aguenta quedas de até um metro (lembrando que é sempre possível quebrá-lo em uma queda, dependendo do jeito que ele cai, como qualquer outro aparelho).
Para que sua resistência a líquidos e poeira seja eficiente, convém sempre manter as tampinhas muito bem fechadas. Quando elas estão abertas (usando o fone ou com cabo USB conectado, por exemplo), a Sony não garante mais a vedação.
Tela
O display não é maravilhoso, mas não deixa a desejar. São 3.5 polegadas em uma tela LED com definição de 320 x 480 pixels, com 165 pixels por polegada de densidade. Não é muito, mas é uma boa tela, com boas cores e preto profundo, graças à tecnologia Sony telemoveis baratos BRAVIA Engine.
O toque aceita até quatro dedos e possui 16 milhões de cores, e responde muito bem nas ações. Diferente do Defy, da Motorola, é possível interagir com a tela mesmo molhada, útil para quando você está mexendo com água ou praticando esportes na hora do uso. Em nossos testes isso foi possível, mas em alguns momentos a tela "se perdeu" e respondeu de forma aleatória aos gestos.
Hardware e processamento
Não temos aqui um conjunto de processamento topo de linha, e podemos dizer até que ele fica ligeiramente abaixo dos modelos concorrentes em sua categoria. Com processador dual-core 1 GHz Cortex-A9, chipset NovaThor U8500, GPU Mali-400 e 512MB de RAM, O Xperia Go não está no topo no quesito processamento.
Em nossos testes no benchmark Quadrant Standard ele fez 2245 pontos, abaixo do LG Optimus 2X, Galaxy Nexus e o Atrix, aparelhos topo de linha, mas já antigos. De qualquer forma, o jogo Blood & Glory: Legends rodou sem problemas. Já o jogo Batman The Dark Knight Rises apresentou lentidão em alguns momentos, mas rodou.
Ele suporta sem problemas a multitarefa, e o sistema roda de forma fluida com o processamento. O aparelho empaca um pouco apenas em aplicativos e jogos que exijam muito do conjunto. Mas em todas as outras tarefas (até mesmo reprodução de vídeo) ele se saiu muito bem.
WiFi b/g/n, DLNA, Wi-Fi hotspot, WiFi Direct, GPS com A-GPS, 3G e Bluetooth 3.0 com A2DP e EDR (velocidade maior e conexão com acessórios sem fio) são as conexões sem fio. Ele não possui NFC, mas é quad-band. Uma vantagem é a presença da tecnologia USB On-the-go, que permite a conexão de periféricos USB, como teclados e mouses.
O aparelho aceita HTML5, Flash e Java, através de emulador, e possui entre os sensores o de proximidade, bússola e acelerômetro.